Lula critica revogação de vistos pelos EUA e pede respeito aos cubanos
Lula critica a política americana em relação a Cuba e defende o programa Mais Médicos. Em discurso, o presidente enfatiza a necessidade de respeito às relações internacionais e a importância da assistência médica no Brasil.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu Cuba em discurso em Goiana (PE), após os Estados Unidos restaurarem restrições de vistos.
Lula afirmou: “É importante eles saberem que nossa relação com Cuba é de respeito” e criticou o presidente Donald Trump, pedindo que “deixem os cubanos viver em paz”.
O Departamento de Estado americano revogou vistos de dois brasileiros do programa Mais Médicos, Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, alegando que eles enriqueceram o “regime cubano”.
O programa, criado entre 2013 a 2018 em parceria com a Opas, trouxe médicos cubanos para o Brasil. Lula defendeu o programa, afirmando que há uma “parte elitista” da saúde que nega a falta de médicos.
Durante a inauguração da Hemobrás, Lula também abordou um projeto de regulação das redes sociais, afirmando que haverá leis para todos, inclusive para empresas estrangeiras.
O presidente classificou as tarifas impostas por Trump como “insensatez” e chamou o deputado Eduardo Bolsonaro de “verdadeiro traidor da pátria”.
Lula defendeu ajuda aos exportadores brasileiros, afirmando que o Brasil buscará negociar com China, Índia, Rússia e Alemanha, ao invés de “chorar” pela recusa dos EUA.