Lula cumprimenta Leão 14 e diz desejar continuidade do legado de Francisco
Lula deseja que o novo Papa siga o legado de paz e justiça de Francisco. Autoridades brasileiras também expressam esperanças de um pontificado que promova tolerância e solidariedade.
Presidente Lula cumprimenta o novo papa, Leão 14, através das redes sociais, desejando que ele continue o trabalho do antecessor, papa Francisco, falecido em 21 de abril.
No X (antigo Twitter), Lula destacou as virtudes de Francisco: busca pela paz, justiça social, defesa do meio ambiente e respeito à diversidade.
Lula também ressaltou a necessidade de solidariedade e humanismo, condenando "guerras, ódio e intolerância". Ele afirmou: "Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo."
Atualmente, Lula está em visita oficial à Rússia e China até o dia 13.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, torna-se o primeiro papa dos Estados Unidos e liderará 1,4 bilhão de fiéis no mundo.
Outros líderes, como Davi Alcolumbre (Presidente do Senado) e Hugo Motta (Presidente da Câmara), também parabenizaram o novo líder da Igreja Católica, expressando votos de esperança e justiça.
Alcolumbre desejou que o pontificado de Leão 14 seja uma luz para os fiéis e que fortaleça os laços entre as nações.
Motta, assim como Lula, espera que o novo papa continue o legado de tolerância e diálogo do papa Francisco, desejando sabedoria e energia ao novo pontífice.