Lula deve discutir derrota sobre IOF com equipe nesta quinta, diz Jaques Wagner
Reunião do governo será crucial para definir os próximos passos após a derrubada do decreto do IOF. Jaques Wagner minimiza a derrota e aponta que projetos como o aumento da isenção do Imposto de Renda seguem em pauta.
Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá na manhã de quinta-feira (26) para decidir sobre a derrubada do decreto do IOF.
Wagner indicou que ainda não está claro se o governo judicializará a decisão do Congresso e minimizou o resultado da votação. “Derrotas e vitórias fazem parte da caminhada. Não tem estresse”, afirmou.
O senador destacou que a maioria dos brasileiros desconhece o que é IOF: “Queríamos fazer justiça tributária. 90% do povo brasileiro não sabe nem o que é IOF”, disse.
Wagner criticou a atitude do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em pautar o projeto e expressou desconforto com a forma como a proposta foi anunciada.
Apesar da derrota, ele acredita que isso não afetará a tramitação de outros projetos, como o que aumenta a isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil mensais: “Não acho que vai dificultar muito a matéria.”