Lula diz a Trump que planta comida, não violência e ódio
Lula se dirige a Trump em video e destaca a importância da agricultura brasileira. Presidente também convoca diálogo e visita para apresentar a cultura e a verdadeira face do Brasil.
Lula se dirige a Trump em vídeo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, por meio de redes sociais. No vídeo, ele planta um pé de uva Vitória no Palácio da Alvorada.
Lula afirma: "Eu estou plantando comida, e não plantando violência e plantando ódio." Ele espera que um dia Trump possa conhecer o povo brasileiro.
Ajoelhado, Lula destaca: "não adianta o presidente Trump taxar a nossa uva, porque, se for necessário, ela vai para a merenda escolar." Ele menciona a uva como uma variedade desenvolvida pela Embrapa, uma das principais empresas de tecnologia agrícola.
O presidente brasileiro convida Trump para visitar o Alvorada e conhecer o "Brasil verdadeiro", ressaltando a diversidade cultural e a amizade com outros países.
Lula também critica a alíquota de 50% sobre frutas brasileiras exportadas para os EUA. A recente criação do Plano Brasil Soberano visa apoiar empresas afetadas pelo aumento de tarifas.
Para produtos perecíveis, foi autorizada a aquisição acelerada por União, Estados e Municípios, com dispensa de licitação, buscando aproveitar os alimentos em serviços públicos.