Lula diz estar triste com 4 a 1 para a seleção argentina
Lula expressa satisfação com as relações Brasil-Japão e lamento pela derrota da seleção na Copa. Em discurso, o presidente critica a ascensão da extrema direita e enfatiza a importância da democracia.
Lula expressa alegria e tristeza em Tóquio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na 4ª feira (26.mar.2025), estar feliz por estar no Japão, mas triste pela derrota da seleção brasileira por 4 a 1 para a Argentina nas eliminatórias da Copa.
As declarações foram feitas durante o Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio. Lula brincou sobre ter sido considerado “baixinho” e comentou que foi colocado um banco para que ele parecesse “mais alto”.
“Hoje é um dia feliz e triste para mim. Feliz porque estou no Japão, que tem relações diplomáticas com o Brasil há 130 anos e desempenha um papel importante no desenvolvimento brasileiro, principalmente na indústria, tecnologia e agricultura”, declarou.
Lula também elogiou o impacto do Japão no Cerrado brasileiro, contribuindo para que o Brasil se transformasse em um dos principais países agrícolas e exportadores de alimentos.
O presidente expressou sua nostalgia pelo resultado da partida, ressaltando sua tristeza pela derrota para a Argentina, ocorrida na 3ª feira (25.mar), pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Além disso, Lula destacou a perigo à democracia mundial com a ascensão da “extrema direita negacionista”, que ignora questões climáticas e políticas. “A negação da política não trará nenhum benefício para a humanidade", completou.
Assista à íntegra do discurso (19min):