Lula diz no Japão que o Brasil é um porto seguro para investimentos
Lula destaca a importância da cooperação bilateral entre Brasil e Japão, enfatizando investimentos em setores como energia e veículos sustentáveis. O presidente também propõe avanços nas negociações comerciais com o Mercosul.
Presidente Lula anuncia acordos com o Japão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira, 26, que o Brasil irá assinar dez acordos de cooperação com o Japão. Além disso, quase 80 convênios entre empresas, bancos e universidades também serão firmados durante sua visita de Estado.
No Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio, Lula destacou a importância histórica do Japão na economia brasileira, mas ressaltou que a relação bilateral “não andou bem” na última década.
Convite para investimentos: Lula convidou os japoneses a investirem no Brasil, comparando o País a um “porto seguro”, referência ao início da imigração japonesa em 1908. Ele enfatizou a criação de alianças entre empresas japonesas e brasileiras.
Oportunidades de negócios:
- Agenda climática: Japão planeja aumentar a proporção de etanol na gasolina.
- Investimentos em veículos elétricos: Expectativa de ampliação das montadoras japonesas como Honda, Nissan e Mitsubishi.
- Descarbonização: Lula afirmou que é necessário reduzir a dependência global de combustíveis fósseis.
Lula também mencionou a importância de avançar nas negociações para um acordo de comércio entre o Japão e os países do Mercosul, afirmando que parcerias históricas são essenciais frente às incertezas econômicas globais.