Lula diz que Brasil tomará 'todas as medidas cabíveis' contra tarifaço de Trump
Lula promete agir contra tarifas impostos pelos EUA e defende a soberania brasileira. O presidente enfatiza a necessidade de reciprocidade econômica e o compromisso com o multilateralismo.
Presidente Lula critica tarifas de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 3, que tomará "medidas cabíveis" em resposta à ofensiva comercial de Donald Trump, que impôs tarifas em larga escala.
O Brasil, por sua vez, ficou dentro da alíquota mínima para importações, de 10%.
Lula declarou: "Diante da decisão dos Estados Unidos, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender nossas empresas e os trabalhadores brasileiros."
Ele afirmou que a lei da reciprocidade econômica, recentemente aprovada pelo Congresso, permite adotar tarifas como reação ao aumento de tarifas americanas. Contudo, atualmente, o Brasil segue regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), que proíbem tarifas específicas contra países.
O presidente destacou que o Brasil não tolera protecionismo e reafirmou: "Defendemos o multilateralismo".
As declarações foram feitas durante um evento que apresentou ações do governo nos primeiros dois anos de mandato, incluindo a geração de empregos e vídeos elogiosos a programas como Mais Médicos e Bolsa Família.