Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump
Lula critica declarações de Trump e defende a verdade sobre o comércio Brasil-EUA. O presidente enfatiza a importância do respeito ao Brasil e à criação de empregos com a presença da montadora chinesa GWM.
Presidente Lula critica Trump: Brasil enfrenta 'turbulência desnecessária'.
Lula fez a declaração durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa GWM em Iracemápolis, SP. Ele se manifestou contra as inverdades sobre o Brasil lançadas pelo presidente americano.
O presidente brasileiro expressou sua indignação com a carta de Trump, que anunciava tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando déficit comercial dos EUA em relação ao Brasil. Lula lembrou que, nos últimos 15 anos, os EUA tiveram um superávit de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil.
“Não posso admitir que um país do tamanho dos EUA conte inverdades sobre o Brasil”, enfatizou. Lula reiterou o compromisso do Brasil com direitos humanos e democracia.
O presidente também comentou sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo processado por uma tentativa de golpe, assegurando que ele tem direito à defesa.
Durante o evento, Lula pediu aos executivos da GWM que o Brasil se torne a base para exportação da montadora, destacando a geração de novos empregos. A GWM já emprega quase 600 funcionários e deve ultrapassar mil até o final do ano.
Por fim, Lula defendeu a importância do multilateralismo e a necessidade de um comércio justo, onde as regras sejam estabelecidas em igualdade de condições.