Lula diz que cancelar visto de Lewandowski é vergonhoso para os EUA
Lula critica sanções dos EUA e manifesta apoio a Lewandowski. O presidente classifica cancelamento de vistos como uma afronta à soberania brasileira e solidariza-se com políticos afetados.
Presidente Lula critica cancelamento de visto
Na terça-feira (26.ago.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o cancelamento do visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de "vergonhoso" para os Estados Unidos.
Durante uma reunião ministerial, Lula expressou solidariedade a todas as personalidades brasileiras afetadas por sanções dos EUA. Ele comentou:
"O que você fez que fez com que os caras tivessem tanto ódio do Brasil que chegasse a suspender o visto do nosso ministro da Justiça?”
O cancelamento do visto de Lewandowski e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi revelado pelo jornalista Paulo Figueiredo, ligado ao governo de Donald Trump.
A assessoria de Lewandowski informou ao Poder360 que não havia recebido comunicação sobre o assunto. Lula reafirmou sua solidariedade, classificando a atitude dos EUA como "inaceitável".
Além de Lewandowski, os vistos da mulher e da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foram cancelados, assim como de vários outros funcionários do governo, relacionados ao programa Mais Médicos.
O ministro Gilmar Mendes teve seu visto revogado e fez uma piada sobre a situação durante o lançamento de seu livro em 6 de agosto.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também revogou o visto do ministro do STF Alexandre de Moraes e de seus “aliados no Tribunal e familiares”.