Lula diz que consignado para CLT “ajuda a pagar dívidas”
Novo programa visa proporcionar crédito a juros mais baixos para trabalhadores, permitindo que utilizem os recursos para diversas finalidades, incluindo pagamento de dívidas. A iniciativa também permitirá a migração para um modelo mais vantajoso para quem já possui crédito consignado.
Presidente Lula lança programa de crédito consignado privado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nas redes sociais, o lançamento do programa “Crédito do Trabalhador”, voltado para trabalhadores do regime CLT e microempreendedores.
O programa começou a ser oferecido em 21 de março de 2025 e é destinado a:
- Trabalhadores com carteira assinada;
- Microempreendedores individuais (MEI);
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores rurais.
Lula destacou que o crédito oferece juros baixos e pode ser usado para:
- Reforma;
- Compra de eletrodomésticos;
- Pagar dívidas com juros mais altos.
Os novos contratos começam em 21 de março, enquanto aqueles que já têm crédito consignado poderão migrar para o novo modelo a partir de 25 de abril.
A modalidade permite que as parcelas sejam descontadas diretamente da folha de pagamento, proporcionando mais segurança para os bancos em caso de calote.
A meta do governo é reduzir juros para trabalhadores do setor privado, que em dezembro de 2024 tinham uma taxa média de 40,8% ao ano. Para funcionários públicos, a taxa média era de 23,8% e para aposentados, 21,9% segundo o Banco Central.