Lula diz que EUA precisam reconhecer safra de milho brasileiro
Lula critica os EUA por desconsiderar a produção brasileira de milho e defende a importância da soberania nacional. Em evento sobre etanol e biodiesel, ele destaca que o Brasil possui uma significativa capacidade agrícola e não aceitará desrespeito.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os Estados Unidos devem “respeitar a soberania e a grandeza” do Brasil em relação à produção de milho.
Em evento em Brasília, Lula comentou sobre a redução da estimativa da safra brasileira de milho 2024/25 pelo Departamento de Agricultura dos EUA, que caiu cerca de 2 milhões de toneladas em comparação à anterior, embora ainda represente um crescimento de 5,9% em relação a 2023/24.
Lula destacou que o Brasil tem duas safras de milho e duas e meia de uva anualmente na Região Nordeste e concluiu: “Nós temos muito milho. No dia que faltar milho para as galinhas, a gente deixa de produzir etanol.”
O presidente também criticou o ex-presidente Donald Trump, sugerindo que ele deveria ser mais um “chefe de Estado” e menos ativo na internet.
Por fim, Lula traçou paralelos entre Trump e seu rival político, Jair Bolsonaro, afirmando que o que menos interessa é a verdade e os interesses do país.