Lula diz que já convidou Trump para a COP30
Lula convida Trump para a COP30 em meio a tensões comerciais entre Brasil e EUA. Presidente destaca a importância de ações globais contra mudanças climáticas e os desafios enfrentados pela Amazônia.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente dos EUA, Donald Trump, convidando-o para a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém do Pará.
Para Lula, o evento será a "COP da verdade". Ele declarou que a COP 30 exigirá respostas dos governantes sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global.
O presidente enfatizou que os países ricos possuem uma dívida de mais de US$ 1,3 trilhão anuais devido às mudanças climáticas.
Lula também lembrou que a floresta em pé é vital para a sobrevivência de muitos trabalhadores locais, incluindo extrativistas, indígenas e pequenos agricultores.
A relação entre Brasília e Washington enfrenta seu pior momento em 200 anos, com trocas de acusações e barreiras comerciais.
Recentemente, Trump impôs tarifas de 50% ao Brasil, as mais altas para um parceiro comercial. Produtos como suco de laranja, minérios, aeronaves e petróleo estão isentos, mas carne e café sofrem taxações, impactando as exportações brasileiras.
Com Agência Brasil