Lula diz que MP para empresas afetadas por tarifaço terá linha de crédito de R$ 30 bi
Medida visa atenuar os impactos das tarifas sobre produtos brasileiros e estimular a manutenção de empregos. Governo também planeja buscar soluções na OMC e avaliar reciprocidade nas ações.
Presidente Lula anunciou que assinará, na quarta-feira, uma medida provisória com uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para apoiar empresas exportadoras afetadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Em entrevista à BandNews, Lula destacou que esse é um valor inicial e que o pacote incluirá autorização para compras governamentais.
A Reuters havia revelado anteriormente que o governo estuda utilizar recursos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), administrado pelo BNDES, para ajudar as empresas impactadas pela tarifa de 50%.
A expectativa é de que o crédito seja disponibilizado com juros reduzidos e prazo de carência. Os tomadores dos empréstimos precisarão manter os empregos como contrapartida.
O Palácio do Planalto confirmou que o pacote de ajuda será anunciado em cerimônia na quarta-feira.
Lula também mencionou que o governo brasileiro buscará uma solução para as tarifas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e estudará alternativas baseadas na reciprocidade.
Ele observou que não pretende fazer “bravata” e que avaliará as consequências de cada ação.
As tarifas de 50% foram impostas por Trump, com algumas exceções, em um contexto relacionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta um processo judicial por tentativa de golpe nas eleições de 2022.