HOME FEEDBACK

Lula diz que mundo vive momento de insensibilidade entre países e lamenta guerra em Gaza

Lula defende o multilateralismo e critica aumento de gastos em armamentos durante evento no Japão. O presidente destaca a importância da cooperação internacional e a urgência de respostas para conflitos como na Faixa de Gaza.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o multilateralismo e criticou o investimento em armamentos durante cerimônia em Tóquio com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.

Lula alertou sobre a insensibilidade nas relações políticas entre os Estados e mencionou que o mundo enfrenta uma série de dificuldades políticas e econômicas. Ele citou o não cumprimento de protocolos como o de Kyoto e acordos como o de Paris.

O presidente destacou que países que antes simbolizavam a democracia enfrentam riscos de desestabilização devido à extrema-direita, especialmente na Europa, que voltou a investir em armamentos após a guerra da Ucrânia.

Em relação à Faixa de Gaza, Lula expressou preocupação com o fim do cessar-fogo e destacou a necessidade de respostas urgentes da comunidade internacional para os conflitos no Oriente Médio.

Lula definiu 2025 como um “ano-chave” para o multilateralismo, que será o tema central da cúpula do Brics em 2023 no Brasil.

Por fim, os líderes reafirmaram a intenção de trabalhar juntos no cenário internacional, com Lula destacando que a relação Brasil-Japão ganha uma nova dimensão. Ele ressaltou a importância de investimentos em educação para o crescimento dos países.

Leia mais em estadao