HOME FEEDBACK

Lula diz que o Brasil ‘é muito mais democrático’ do que os EUA em ‘muitas coisas’

Lula critica postura dos EUA e defende democracia brasileira em conferência. O presidente brasileiro ainda afirma que Brasil é mais aberto ao diálogo, e se posiciona contra tentativas de deslegitimar as instituições.

Presidente Lula critica EUA: Em declaração nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é "muito mais" democrático que os Estados Unidos.

Lula caracterizou o comportamento dos EUA como um "mau exemplo para a humanidade" e disse que, durante décadas, o país tentou se mostrar como o mais democrático e com mais oportunidades. Ele enfatizou que, se a invasão ao Capitólio tivesse ocorrido no Brasil, Donald Trump estaria sendo julgado.

O presidente brasileiro também comentou sobre a decisão de Trump de cassar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a postura não condiz com a de um presidente dos EUA.

Lula destacou a disposição do Brasil para dialogar, mas lamentou a falta de interlocutores. Ele reafirmou a continuidade das políticas públicas e o envolvimento da sociedade, além de não permitir o retorno "de tranqueiras" ao governo, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Um relatório disse que não respeitamos os direitos humanos ao perseguir o ex-presidente. Não é possível que ele não conheça nossa Constituição", enfatizou Lula, pedindo tempos de paz e criticando tentativas de destruir o multilateralismo.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan