HOME FEEDBACK

Lula diz que pais está fazendo uma ‘colheita promissora’ do que foi prometido em 2022

Lula ressalta colheita de promessas de campanha e foca em iniciativas locais pelo PAC. Enquanto isso, tensiona relações com o Congresso em busca de aprovação de propostas fiscais.

Presidente Lula ressaltou em entrevista no Palácio do Planalto que o Brasil está colhendo resultados positivos das promessas de sua campanha, apesar das tensões no Congresso sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que um pacote, fruto de reuniões com os presidentes da Câmara e do Senado, será apresentado por Lula nesta terça.

A nova abordagem do governo para o PAC prioriza intervenções locais em vez de grandes projetos, com foco na inauguração de creches e postos de saúde. O objetivo é realizar eventos em várias regiões do Brasil, com a presença do presidente, para mostrar os pacotes de obras e estreitar laços com os cidadãos.

Dados de abril indicam que 2.703 municípios estão com obras em andamento ou concluídas no âmbito do PAC Seleções, que prevê um investimento de R$ 49,2 bilhões até 2025. A Casa Civil defende que o PAC visa revitalizar e expandir a infraestrutura nacional em parceria com prefeituras e o setor privado.

Essa mudança de foco ocorre com parte do orçamento ainda congelada. Com as eleições de 2026 se aproximando, Lula busca acelerar iniciativas como o relançamento de programas para reduzir filas no SUS. Até agora, o único programa considerado bem-sucedido é o Pé-de-Meia, que visa combater a evasão escolar.

Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por: Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan