HOME FEEDBACK

Lula diz que parceria entre Brasil e China é indestrutível e faz contraponto a Trump em Pequim

Lula reafirma compromisso com a parceria Brasil-China durante visita a Pequim e destaca a importância do livre comércio em um contexto de tensões globais. O presidente também anuncia iniciativas conjuntas nas áreas de tecnologia, saúde e energia.

Lula em Pequim: Parceria Brasil-China é "indestrutível"

No dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu discurso em Pequim que a aliança econômica entre Brasil e China "não tem retorno".

Ele destacou: “Se depender do meu governo, Brasil e China serão parceiros incontornáveis”, enfatizando a importância da relação para o Sul Global.

Lula fez suas declarações durante o Seminário Empresarial Brasil-China, em meio a tensões globais com os Estados Unidos e em contraposição ao presidente Donald Trump.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil há 16 anos, com uma estimativa de negócios e investimentos de R$ 27 bilhões anunciados no seminário.

Apesar do acordo recente entre China e EUA para reduzir tarifas, Lula criticou o protecionismo americano e defendeu o livre comércio, apontando a importância da colaboração internacional.

Ele também mencionou que a relação sino-brasileira não é "comum", destacando o compromisso de ambos os países em combater a pobreza.

Lula respondeu a críticas sobre Brasil exportar apenas commodities, apontando a falta de investimento em educação como um dos fatores. No entanto, ele defendeu que o agronegócio brasileiro possui tecnologia agregada.

O presidente anunciou colaborações nas áreas de Defesa, Saúde e Educação e citou iniciativas conjuntas, incluindo:

  • Centro virtual de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial entre Huaweii e Dataprev
  • Parceria entre Space Sail e Telebrás para levar internet a áreas remotas
  • Oito acordos na Saúde sobre medicamentos e vacinas
  • Centro de pesquisa em energia solar e eólica entre Senai e Windey

Lula finalizou afirmando que o Brasil está se tornando forte na transição energética e há muitas oportunidades de investimento.

Leia mais em estadao