HOME FEEDBACK

Lula diz que postos “enganam” com preços dos combustíveis

Lula pede maior fiscalização em postos de combustíveis para proteger o consumidor e critica a falta de repasse das reduções de preços pela Petrobras. O governo busca identificar práticas anticoncorrenciais que prejudicam o mercado e o consumidor brasileiro.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta sexta-feira (4.jul.2025), a intensificação da fiscalização em postos de combustíveis para combater quem tenta enganar o consumidor.

Lula criticou a situação em que a Petrobras reduz os preços e os postos não repassam a diminuição, dizendo que o governo é visto como um “bando de imbecis”.

Ele afirmou: “É preciso se reunir com o ministro da Justiça e exigir fiscalização” para proteger o consumidor. Lula enfatizou que o consumidor é quem “paga o pato” na situação atual.

O presidente também destacou que, apesar de anúncios de redução de preços, como os R$ 0,01 a menos no litro da gasolina, as diminuições não estão sendo repassadas adequadamente.

Segundo Lula, “o preço dos combustíveis, em termos de inflação, está mais barato do que quando ele iniciou seu 3º mandato”, com óleo diesel e gasolina mais acessíveis do que antes.

A Petrobras anunciou em 1 de junho uma redução de 5,6% no preço médio da gasolina, que passou para R$ 2,85 por litro.

  • O Ministério de Minas e Energia quer mecanismos de rastreamento para identificar irregularidades nas vendas.
  • O ministro Alexandre Silveira criou um ofício ao Cade solicitando investigação sobre possíveis práticas anticoncorrenciais.
Leia mais em poder360