Lula diz que sessão no Cine Alvorada é “prêmio Brasil soberano”
Lula e Janja recebem elenco de filme premiado em sessão no Palácio do Alvorada. O presidente reforça a importância da soberania nacional e discute o papel da cultura na sociedade atual.
Presidente Lula e Janja recebem elenco de "O Agente Secreto"
Na 5ª feira (7.ago.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva receberam no Palácio do Alvorada, Brasília, o elenco do filme “O Agente Secreto” durante o Cine Alvorada.
A produção, dirigida por Kleber Mendonça Filho, foi premiada no Festival de Cannes. Entre os convidados estavam:
- Kleber Mendonça Filho
- Wagner Moura
- Alice Carvalho
- Carlos Francisco
- Sebastiana de Medeiros
Nomes como Humberto Costa (PT-PE), Pedro Campos (PSB-PE), Teresa Leitão (PT-PE), Margareth Menezes (Ministra da Cultura), José Múcio (Ministro da Defesa) e Marcelo Freixo (Presidente da Embratur) também estiveram presentes.
Lula reforçou a defesa da autonomia econômica do Brasil, afirmando: “Vocês estão aqui para ver o nosso cineasta receber o prêmio Brasil soberano”.
O presidente criticou o tarifaço dos EUA, que atinge 78% das exportações brasileiras, e lançou a campanha “Brasil com S de soberania”, em tom de ironia ao uso do termo “Brazil”.
O evento contou com apresentação do grupo de frevo Guerreiros do Passo, e Lula elogiou a conquista do Brasil ao sair do mapa da fome, comparando-a a prêmios como o Oscar.
Emocionado, Lula lamentou a situação em Gaza e a fome no mundo. Ele destacou um paradoxo em Israel, onde há oferta de alimentos para crianças enquanto a violência persiste: “A cultura é temida porque é a cultura da consciência política”.
Nota: O evento ocorreu sem a presença dos presidentes da Câmara e do Senado, que estavam ausentes após obstrução das votações.