Lula diz que trabalhará por acordo comercial entre Mercosul e Japão
Lula destaca importância do acordo comercial entre Mercosul e Japão durante visita oficial. Ele também enfatiza a necessidade de aumentar o fluxo comercial e fomentar investimentos japoneses no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que, ao assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre, buscará um acordo comercial com o Japão.
A declaração foi feita em entrevista coletiva em Tóquio, durante sua visita de Estado. Lula destacou que esta foi a visita mais significativa entre as cinco que fez ao Japão.
Ele ressaltou a importância histórica da relação entre os dois países, mas observou a queda no fluxo comercial nos últimos anos. “Vamos trabalhar para que haja um acordo do Mercosul com o Japão. Quanto mais comércio existir, melhor será para os países”, disse.
O presidente enfatizou a relevância dos encontros com autoridades japonesas para promover o multilateralismo e o livre comércio, destacando os riscos à democracia global e o aumento das medidas protecionistas.
Lula também mencionou a intenção de incentivar investimentos japoneses no Brasil, especialmente para a transição energética.
Durante a visita, foram abordadas questões sobre a exportação de carnes brasileiras para o Japão. Lula louva a qualidade da carne nacional e mencionou que o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, enviará especialistas ao Brasil para análise do produto. Ele expressou otimismo em resolver a questão ainda este ano.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicada por Victor Oliveira