HOME FEEDBACK

Lula diz que trará corpo de Juliana Marins de volta ao Brasil

Presidente Lula demonstra apoio à família de Juliana Marins após sua morte trágica na Indonésia. Críticas surgem em relação à assistência do governo brasileiro em comparação com o asilo concedido a político peruano.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na 5ª feira (26.jun.2025) para Manoel Marins, pai de Juliana Marins, para prestar solidariedade em um momento “de tanta dor”.

Lula anunciou, por meio de suas redes sociais, que ordenou ao Ministério das Relações Exteriores apoio à família, incluindo o suporte para o traslado do corpo da jovem para o Brasil.

Juliana, de 26 anos, foi encontrada morta após um acidente em um penhasco na trilha do Monte Rinjani, na Indonésia, quatro dias após a queda.

A legislação brasileira não obriga o governo a pagar as despesas com o traslado e sepultamento de brasileiros que morrem no exterior; normalmente, a família arca com os custos. Na 4ª feira (25.jun), o Itamaraty havia informado que as despesas seriam de responsabilidade da família.

Com a repercussão do caso, Lula e seu governo enfrentaram críticas nas redes sociais, principalmente de políticos de oposição, que compararam a situação com o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.

Em audiência na Câmara, o ministro Mauro Vieira defendeu a decisão de conceder asilo a Heredia, que foi condenada à prisão por corrupção.

Na 4ª feira (25.jun), o ex-jogador Alexandre Pato ofereceu ajuda à família de Juliana para cobrir os custos do traslado. A prefeitura de Niterói (RJ) também se disponibilizou a arcar com os custos.

Leia mais em poder360