Lula diz que Trump age sem “civilidade” com ministros do STF
Lula reprova atitude de Trump em relação a ministros do STF e defende a democracia brasileira. O presidente também critica a tensão diplomática entre Brasil e EUA, mencionando a falta de diálogo.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, por sua falta de “civilidade” ao restringir a entrada de ministros do STF no país.
Durante a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, Lula afirmou que “não é possível que Trump não conheça a nossa Constituição” e sugeriu que o Brasil é mais democrático que os EUA.
Lula atacou a decisão americana de cassação de vistos para ministros do STF, chamando isso de “mau exemplo para a humanidade”.
Sobre a relação com os EUA, Lula comentou que não há motivos para tensão, citando o perdão à participação americana no golpe de 64 e a busca por negociações que, segundo ele, foram infrutíferas.
Ele também criticou as declarações do governo dos EUA sobre a suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e lembrou que, ao contrário de Bolsonaro, ele enfrentou a justiça brasileira, sem fugir para os EUA.