Lula diz que ‘uma pessoa como Pepe Mujica não morre’
Lula homenageia Mujica como uma figura admirável e destaca a importância de suas ideias. O presidente brasileiro enfatiza a relevância do legado de generosidade e diálogo deixado pelo ex-presidente uruguaio.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, em Montevidéu, nesta quinta-feira (15).
Mujica faleceu na terça-feira (13), aos 89 anos. Lula declarou que pessoas como Mujica não morrem, pois suas ideias permanecem.
Lula ressaltou a generosidade de Mujica, que passou 14 anos no cárcere e saiu sem ódio. O presidente brasileiro contatou o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, para chegar ao velório antes da cremação do amigo.
Ele descreveu Mujica como uma figura especial e admirável, destacando sua competência política e habilidade de diálogo, especialmente com a juventude.
Além disso, Lula mencionou a recente morte do papa Francisco e expressou a esperança de que Mujica e o papa estejam juntos, trazendo bênçãos para uma humanidade mais fraterna e generosa.
Lula chegou ao velório acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e foi recebido por Orsi. Ele se despediu de Mujica, abraçou a viúva Lucía Topolansky e conversou com outros chefes de Estado presentes.
No passado, durante uma visita em dezembro de 2024, Lula condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, considerando-o “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes que conheceu.
*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira