Lula diz que vai pedir a Putin que compareça à mesa de negociação com Zelensky nesta semana
Lula busca intermediar diálogo entre Putin e Zelensky em encontro crucial em Istambul. O presidente brasileiro pretende convencer o líder russo a participar das negociações de paz que visam o cessar-fogo no conflito.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca convencer Vladimir Putin a participar de uma nova rodada de negociações de paz, marcada para quinta-feira em Istambul, Turquia.
O encontro deverá contar com a presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Lula admitiu que irá falar com Putin após um pedido do chanceler da Ucrânia, Andrii Sybiha, para que o Brasil intercedesse na situação.
Lula afirmou: "Quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin". Ele comentou sobre uma conversa anterior com Putin, onde foi solicitado que o líder russo considerasse uma trégua de 30 dias.
Na mesma coletiva; em Pequim, Lula revelou que Putin se mostrou aberto a discutir a paz, pedindo um cessar-fogo.
Zelensky sinalizou disposição para o encontro, pressionado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e acompanhado de líderes europeus que exigem um cessar-fogo imediato.
Este será o primeiro encontro entre Putin e Zelensky desde dezembro de 2019. A proposta de trégua surgiu em meio a ameaças de novas sanções econômicas contra a Rússia.