Lula diz que vai trabalhar por acordo comercial do Mercosul com o Japão
Lula promete fortalecer relações comerciais entre Mercosul e Japão ao assumir presidência do bloco. Durante visita a Tóquio, o presidente destacou a importância do multilateralismo e da exportação de carnes brasileiras.
Presidente Lula busca acordo comercial com Japão
Na noite de quarta-feira, 26, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, durante entrevista em Tóquio, que, ao assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre, trabalhará para um acordo comercial entre o bloco e o Japão.
Lula considerou esta visita a mais importante dentre as cinco que fez ao Japão. Ele destacou a relação histórica entre os países, mas também notou uma queda no fluxo comercial nos últimos anos, enfatizando a necessidade de aprimorá-lo.
O presidente ressaltou a importância dos encontros com autoridades japonesas para defender o multilateralismo e o livre comércio, especialmente em um cenário global de ameaças à democracia e aumento do protecionismo.
“Volto para o Brasil com a certeza de que abrimos uma trincheira importante para o desenvolvimento brasileiro”, afirmou.
Lula também convidou o Japão a investir no Brasil, principalmente para a transição energética. Ele mencionou a visita como fundamental para discutir a exportação de carnes brasileiras, destacando a qualidade dos produtos.
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, enviará especialistas ao Brasil para analisar a carne. “Não esperávamos resolver tudo de uma vez, mas estou satisfeito e acredito que teremos uma solução ainda este ano”, concluiu Lula.