Lula diz querer “passar longe” da guerra entre Israel e Irã
Lula reitera seu posicionamento pacifista em meio ao conflito entre Israel e Irã e destaca seu histórico de críticas às ações israelenses. Ele enfatiza a busca por paz e evita envolvimentos em guerras externas.
presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em evento em Brasília, que deseja “passar longe” da guerra entre Israel e Irã.
Durante o anúncio do aumento da mistura de etanol na gasolina e biodiesel no diesel, Lula disse: “Eu não quero brigar com ninguém. Sou da paz, não quero guerra.”
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo na 2ª feira (23.jun), com ambos os países concordando em terminar a guerra de 12 dias. Na 3ª feira (24.jun), Trump cobrou que não haja violações do acordo, que foi confirmado por Israel e Irã.
Apesar da posição de neutralidade, Lula critica frequentemente Israel em outros conflitos, chamando suas ações contra o Hamas de “genocídio.” Desde o início da guerra com o Hamas, em 7 de outubro de 2023, o governo Lula já publicou 64 notas condenando as Forças de Defesa de Israel.