HOME FEEDBACK

Lula e Barroso definem que resposta a Trump deve ser política

Lula e Barroso discutem resposta do Brasil ao aumento das tarifas dos EUA. O presidente ameaça retaliar com tarifas sobre produtos americanos em meio a críticas de Trump sobre a justiça brasileira.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente do STF, Roberto Barroso, sobre a resposta do Brasil ao aumento de tarifas de Donald Trump para produtos brasileiros, elevando-as para 50%.

Decidiram que a resposta caberia ao governo federal e ao Itamaraty, considerando a carta de Trump de caráter político. O STF não se pronunciará neste momento.

Após a ligação, Lula convocou uma reunião de urgência com seu núcleo para discutir a resposta e, em seguida, divulgou uma nota destacando a possibilidade de aumentar tarifas sobre produtos dos EUA.

No comunicado da Casa Branca, Trump justificou o aumento das tarifas pelo tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF. Ele expressou respeito por Bolsonaro e citou ataques do Brasil às eleições livres e à liberdade de expressão.

Lula respondeu que a justiça brasileira é independente e mencionou a rejeição da sociedade brasileira a conteúdos que promovem ódio e violência. Reiterou que todas as empresas devem seguir a legislação brasileira.

Leia mais em poder360