Lula e Janja são recebidos por casal imperial do Japão
Lula inicia visita oficial ao Japão com cerimônia no Palácio Imperial e agenda cheia de encontros diplomáticos. O objetivo é fortalecer laços comerciais e abrir mercado para a carne bovina brasileira.
Presidente Lula e Janja da Silva foram recebidos pelo imperador japonês, Naruhito, e a imperatriz Masako, na noite de segunda-feira (24), em uma cerimônia no Palácio Imperial.
Esse é o primeiro ato oficial da visita de Estado de Lula ao Japão, que marca a primeira visita organizada pelo país desde 2019.
Este ano, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas e o Brasil possui a maior população de nipodescendentes fora do Japão, estimada em 2 milhões.
Após a recepção, Lula e Janja cumprimentaram a delegação japonesa, acompanhados por músicas brasileiras. A delegação brasileira conta com cerca de 20 ministros e autoridades, incluindo os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.
Lula teve uma reunião reservada com o casal imperial, seguida de um almoço privado. Às 15h, horário local, Lula reunirá com membros da ABIEC. À noite, participarão de um jantar oferecido pela família imperial.
Na quarta-feira (26), Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Japão e se reunirá com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, seguido de um jantar no Palácio Akasaka.
Uma das expectativas da viagem é abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira e avançar em negociações com o Mercosul.
Em 2024, o Japão foi o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, com um intercâmbio de US$ 11 bilhões. Em 2023, o Japão também foi o nono maior investidor no Brasil.
Esta é a quinta visita de Lula ao Japão como presidente. Ele retornará ao Brasil no dia 30 de março, após visitar Hanói, Vietnã, nos dias 28 e 29.