Lula e Modi discutem por telefone impactos das tarifas impostas por Trump, diz Secom
Lula e Modi discutem tarifas dos EUA e acordam aumentar comércio bilateral para US$ 20 bilhões até 2030. Presidentes também planejam fortalecer laços em áreas como tecnologia, defesa e saúde.
Presidente Lula telefonou para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta quinta-feira (7), para discutir impactos das tarifas dos EUA sobre produtos exportados.
Os dois países são os mais afetados pelo tarifaço, com taxas de 50%.
Durante a conversa de 1 hora, reafirmaram a importância de defender o multilateralismo e melhorar a integração bilateral.
Lula anunciou uma visita à Índia no início de 2026. Em outubro, o vice-presidente Geraldo Alckmin irá com uma comitiva ao país asiático.
O objetivo é ampliar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Para isso, acordaram em expandir o acordo entre Mercosul e Índia.
A troca de informações também incluiu as plataformas de pagamento: Pix (Brasil) e UPI (Índia). Trump colocou o sistema brasileiro sob investigação após anunciar o tarifaço.
A assessoria indiana destacou a intenção de ampliar a cooperação em comércio, tecnologia, energia, defesa, agricultura, saúde e laços entre os povos.
Modi relembrou sua visita ao Brasil, onde já haviam concordado em fortalecer a cooperação.
Ambos reiteraram o compromisso de levar a parceria estratégica Índia-Brasil a novos patamares e discutiram diversos assuntos regionais e globais.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório