Lula elogia Marina Silva em Paris e diz que ministra “não engorda de tanto trabalhar”
Lula exalta a dedicação de Marina Silva em meio a desafios e críticas, destacando seu papel na defesa do meio ambiente. O presidente também critica a gestão anterior, reafirmando o compromisso de seu governo com a conservação da Amazônia.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante entrevista em Paris, afirmando que ela está "bem magrinha, de trabalhar" devido à sua dedicação ao cargo.
Lula comentou que Marina saiu do Acre para Brasília, mas enfrenta tanto trabalho que não consegue engordar. Ele fez a declaração ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, durante a Conferência dos Oceanos da ONU.
O presidente também criticou o histórico ambiental do governo anterior, indicando o bordão "abre as porteiras para o gado passar", associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula defendeu Marina, que enfrenta críticas, especialmente de parlamentares da oposição, como Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado.
Ele afirmou: "Pode até haver alguém no mundo preocupado com o meio ambiente como o meu governo, mas não há ninguém melhor." A fala ocorre em meio a discussões sobre o Fundo Amazônia e a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental.
Marina Silva tem se destacado na articulação ambiental com parceiros internacionais, como Noruega, Alemanha e França.