HOME FEEDBACK

Lula elogia Sarney e diz ser necessário proteger a democracia

Lula destaca a importância da proteção à democracia durante os 40 anos de redemocratização no Brasil. O presidente ressalta o papel de José Sarney na elaboração da Constituição de 1988 e a necessidade de lembrar os riscos do autoritarismo.

Presidente Lula relembra 40 anos da redemocratização no Brasil

No dia 15 de março de 2025, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou os 40 anos da redemocratização em uma publicação no X (ex-Twitter).

Ele elogiou o ex-presidente José Sarney, o 1º civil a assumir o governo após a ditadura militar (1964-1985), e ressaltou a importância de proteger a democracia contra os que “planejam a volta do autoritarismo”.

Lula destacou: “Sarney governou sob a constante ameaça dos saudosos da ditadura, mas com extraordinária habilidade e compromisso político, criou condições para a elaboração da Constituição de 1988.”

Ele também afirmou: “Nos 40 anos de democracia, apesar de momentos difíceis, demos passos importantes para construir um país democrático, livre e soberano.”

O presidente reiterou a necessidade de defender a democracia diariamente e de conscientizar as novas gerações sobre os perigos da ditadura e a negação dos direitos humanos.

Leia mais: O Poder360 preparou uma série especial de reportagens sobre os 40 anos de democracia no Brasil.

Leia as entrevistas da série especial:

Leia mais em poder360