HOME FEEDBACK

Lula embarca neste sábado ao Japão: acordo comercial com Mercosul e fábrica de semicondutores no Brasil serão foco de visita

Lula busca fortalecer laços comerciais com Japão e Vietnã em meio a tensões comerciais globais. A visita visa discutir acordos bilaterais, investimentos e multilateralismo, além de mitigar os efeitos do aquecimento global.

Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste sábado para o Japão e Vietnã, buscando fortalecer relações bilaterais do Brasil com parceiros internacionais.

Essa é sua primeira viagem internacional desde dezembro de 2024, quando interrompeu a agenda por recomendação médica.

No Japão, Lula se encontrará com imperador Naruhito e o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. Ele participará de um encontro com 500 empresários brasileiros e japoneses.

A agenda inclui discussões sobre:

  • Fortalecimento do comércio e investimentos;
  • Defesa do multilateralismo;
  • Medidas contra o aquecimento global;
  • Acordo comercial com o Mercosul;
  • Abertura do mercado japonês para carne bovina e suína;
  • Promessa de trazer fabricante de semicondutores ao Brasil;

O Japão possui investimentos de US$ 35 bilhões no Brasil e é o nona maior fonte de investimentos estrangeiros.

Lula ficará em Tóquio de 24 a 27 de março antes de seguir para Hanói. No Vietnã, o foco será a Parceria Estratégica entre os países, definida em reunião na Cúpula do G20 em 2024.

Segundo especialistas, a visita pode impulsionar exportações brasileiras, mas os avanços nas negociações são considerados pequenos. O Brasil busca diversificar seus parceiros, mesmo em meio a um cenário de protecionismo global.

O professor Roberto Goulart destaca que a aproximação com o Japão pode não ter impacto significativo devido à disputa comercial entre China e EUA, mas reafirma a estratégia diversificada da política externa brasileira.

Leia mais em o-globo