HOME FEEDBACK

Lula: Estamos vivendo com uma truculência desnecessária de Trump

Lula critica tarifas dos EUA e defende a capacidade de negociação do Brasil. Durante inauguração de fábrica chinesa, presidente ressalta a importância das relações comerciais com a China e pede respeito ao povo brasileiro.

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “truculência desnecessária” das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, durante a inauguração da fábrica da GWM (Great Wall Motors) em Iracemápolis (SP).

Lula destacou: “O Brasil não é um país rico… Mas temos um povo que merece respeito.”

Ele elogiou a capacidade de negociação do Brasil e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera o diálogo com os EUA. “Foi governador de São Paulo por 16 anos, sabe negociar e respeita as pessoas”, afirmou.

O presidente também citou dados comerciais, ressaltando que o comércio entre Brasil e China é de US$ 160 bilhões, enquanto com os EUA é de apenas US$ 80 bilhões. “Criamos os Brics porque estávamos cansados de sermos tratados como países do terceiro mundo”, declarou.

Lula enfatizou a importância da estabilidade política para garantir a estabilidade econômica, mencionando as sanções políticas da Casa Branca e as tarifas sobre exportações brasileiras.

Ele prometeu que os executivos da GWM encontrarão “mais felicidade” com os trabalhadores brasileiros do que com os chineses e incentivou a criação de uma base no Brasil para vender produtos na América Latina.

Por fim, Lula reafirmou a necessidade de intensificar o multilateralismo em resposta às tarifas impostas pelos EUA.

Leia mais em estadao