Lula exibe cartaz com manifestação do PT: “Taxação dos super ricos”
Lula destaca a campanha "Taxação BBB" durante evento em Salvador, defendendo maior justiça tributária. A proposta visa diminuir a desigualdade fiscal, mas enfrenta resistência no Congresso.
Presidente Lula exibe cartaz da campanha “Taxação BBB”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, nesta 4ª feira (2.jul.2025), um cartaz da campanha “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”, criada pelo PT.
Durante uma caminhada em Salvador (BA), em comemoração ao 2 de julho, Lula declarou: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso.”
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e apoiadores reforçaram a campanha, destacando a frase “agora é a vez do povo.” No X (antigo Twitter), os termos em alta incluem “congresso da mamata” e “hugo motta traidor”, refletindo tensões entre Legislativo e Executivo.
O governo enfrenta resistência no Congresso sobre a taxação dos mais ricos, proposta para compensar a isenção do IR para rendimentos de até R$ 5.000, promessa de Lula. A análise do projeto está prevista para o 2º semestre.
Recentemente, Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sofreram uma derrota no Legislativo, com a rejeição a uma MP que aumentava impostos e a revogação de parte do reajuste do IOF.
A campanha “Taxação BBB” é vista como estratégia do governo para defender um novo imposto de renda e intensificar o discurso de divisão entre pobres e ricos, algo defendido por Lula. No entanto, alguns marqueteiros acreditam que essa abordagem pode ser arriscada em vista das eleições de 2026.