Lula fala em reconstruir ‘parceria estratégica’ com a Rússia e recebe elogios de Putin
Lula busca fortalecer laços com a Rússia e propõe parceria em setores estratégicos. O presidente brasileiro critica tarifas de Donald Trump e destaca a importância do livre comércio e do multilateralismo.
Presidente Lula se reuniu com Vladimir Putin em Moscou, buscando reconstruir a parceria estratégica entre Brasil e Rússia.
Durante a conversa, Lula criticou a política tarifária de Donald Trump e sugeriu estreitar colaborações em vários setores, incluindo Defesa, Espacial, Ciência e Tecnologia, Educação e Energia.
Lula expressou interesse em parcerias em pequenas usinas nucleares e conhecer a tecnologia russa. Ele também comentou sobre as expectativas frustradas para o fortalecimento das Nações Unidas e o livre comércio pós-2ª Guerra Mundial.
O presidente brasileiro destacou que as decisões unilaterais de Trump sobre taxação prejudicam o multilateralismo e a soberania dos países. Lula estava acompanhado de ministros e de Celso Amorim, seu assessor especial.
A pauta exportadora brasileira inclui carne bovina, café não torrado e soja, com um fluxo de comércio de US$ 12,4 bilhões, porém o Brasil possui um saldo negativo de US$ 9,5 bilhões.
Putin elogiou a cooperação estreita nos fóruns internacionais, como Brics, G-20 e ONU, e afirmou que as relações entre os países estão se desenvolvendo em um ambiente amigável e profissional.
Ele ressaltou a importância das relações comerciais e a posição do Brasil nas importações de produtos alimentícios da Rússia, além de destacar a amizade e o contato pessoal entre os líderes como fator para o fortalecimento das relações bilaterais.