Lula indica nomes para diretorias de agências reguladoras
Presidente Lula indica novos nomes para a diretoria da Aneel e outras agências reguladoras. As nomeações visam fortalecer a gestão do setor energético e de telecomunicações no Brasil.
Presidente Lula enviou indicações ao Senado para diretores da Aneel: Gentil Nogueira e Willamy Frota. As indicações foram publicadas em 15 de julho de 2025.
Gentil Nogueira, atual secretário de Energia Elétrica no MME, substitui Ricardo Tili. Willamy Frota, ex-presidente da Amazonas Energia, ocupará a vaga deixada por Hélvio Guerra.
As escolhas são fruto de articulações políticas. Nogueira foi sugerido pelo ministro Alexandre Silveira (PSD-MG), enquanto Frota recebeu apoio do senador Eduardo Braga (MDB-AM).
As sabatinas para aprovação dos indicados ocorrerão de 11 a 15 de agosto. Antes, entre 4 e 8 de agosto, os candidatos serão avaliados pelas comissões do Senado.
Enquanto isso, a Aneel conta com diretores interinos: Daniel Danna para a vaga de Tili e Ivo Sechi Nazareno para a de Guerra.
Além da Aneel, Lula indicou Octavio Penna Pieranti e Edson Victor Eugênio de Holanda para a Anatel. Pieranti tem 16 anos de experiência na Anatel, enquanto Holanda atuou na Telebras e no MME.
Para a Antaq, foi indicado Frederico Dias, que substituirá Eduardo Nery, se aprovado pelo Senado. Dias é funcionário do TCU com 5 anos de experiência.