Lula irá à França para se encontrar com Macron e tratar do acordo UE-Mercosul
Lula discute acordos comerciais e legislação ambiental com Macron na França. O encontro ocorre em meio a tensões diplomáticas e preocupações do setor agropecuário brasileiro.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá à França na próxima semana para dialogar com Emmanuel Macron sobre dois temas principais:
- Acordo entre Mercosul e União Europeia
- Lei antidesmatamento
As tratativas foram confirmadas pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) nesta sexta-feira (30). O contexto político e a guerra tarifária entre os Estados Unidos e China são vistos como positivos para as negociações.
O Senado brasileiro aprovou recentemente um projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, o que pode dificultar as negociações do acordo, segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A lei antidesmatamento que entrará em vigor no final do ano limita importações de commodities de áreas desmatadas a partir de 2021, preocupando o agronegócio. Essa norma foi uma das razões que levaram à sanção de uma lei que permite a aplicação de reciprocidade por parte do Brasil.
As conversas também ocorrem após a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e a senadora Tereza Cristina requisitarem uma investigação contra o Carrefour e outras três varejistas francesas que suspenderam a compra de carne do Brasil.
Durante a viagem, Lula participará da 3ª Conferência das Nações Unidas para os Oceanos em Nice e de uma cerimônia de certificação do Brasil como um país livre de febre aftosa sem vacinação, de 4 a 9 de junho. Detalhes sobre a comitiva e pontos a serem abordados ainda não foram divulgados.