HOME FEEDBACK

Lula já conheceu 2 imperadores e 5 premiês do Japão

Lula retoma relações comerciais com o Japão em busca de acesso ao mercado de carne bovina. O presidente destaca a importância de uma missão sanitária japonesa para avaliar as condições de produção no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma relação histórica com o Japão, tendo encontrado 2 imperadores e 5 primeiros-ministros em seus 3 mandatos.

Lula desembarcará na Terra do Sol Nascente na próxima 2ª feira (24.fev.2025), onde encontrará o imperador Naruhito e a imperatriz Masako.

Seu primeiro encontro com autoridades japonesas ocorreu em 2005, com o imperador emérito Akihito.

Lula participou de 10 encontros com japoneses, a maioria durante reuniões internacionais como G20, G7 e G8. Destes, 8 ocorreram no Japão ou no Brasil.

A mais recente visita foi em 2023, durante a Cúpula do G7, onde discutiu temas como desigualdade social, fome e mudanças climáticas.

Na nova visita, Lula terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. O foco é aproximar o Brasil do mercado de importação de carne bovina japonês.

A administração brasileira busca um compromisso para que uma missão sanitária japonesa visite o Brasil e inspecione as condições de produção.

O Brasil é considerado uma zona livre de febre aftosa sem vacinação e atende todos os requisitos do Japão para se tornar exportador.

Atualmente, o Brasil possui 20% da produção mundial de carne bovina, mas não participa do mercado japonês, que importa US$ 4 bilhões por ano.

Leia mais em poder360