Lula “já é idoso” e deveria “ter mais juízo”, afirma Caiado
Governador de Goiás critica a postura de Lula e propõe pacificação no país. Caiado também reafirma sua candidatura à presidência, dependendo da situação de Bolsonaro.
Governador Ronaldo Caiado (União Brasil) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o 13º Fórum de Lisboa, afirmando que ele vive seu pior momento. Caiado disse que Lula está tornando o Congresso o “inimigo do povo” e não respeitando as regras democráticas.
Segundo Caiado, o presidente precisa “ter mais juízo” e “sentar para trabalhar”, já que atualmente ele “só manda recados errados”. Ele afirmou que o Executivo está “declarando guerra” ao Congresso e utilizando um discurso que divide pobres e ricos.
O governador também comentou sobre vídeos agressivos divulgados pelo governo, chamando-os de uma “guerra de secessão” no país. Para ele, o papel de um presidente deve ser o de conciliar e pacificar.
Caiado reafirmou sua intenção de se candidatar à presidência caso Jair Bolsonaro (PL) não possa concorrer. Ele disse que irá disputar mesmo se Bolsonaro apoiar outro candidato, como Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em relação à anistia, ele afirmou que seu primeiro ato ao assumir o governo seria anistiar 100% dos condenados pelo 8 de Janeiro, incluindo Bolsonaro, para focar em temas emergenciais do país.
O 13º Fórum de Lisboa, que aborda “Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”, foi organizado por diversas entidades, tendo como anfitrião o ministro do STF, Gilmar Mendes.