Lula leva ao Japão ao menos 17 políticos e 100 empresários
Lula busca reaproximar-se do Congresso em viagem ao Japão e Vietnã para discutir interesses comerciais e sociais. A medida visa fortalecer sua popularidade e facilitar a aprovação de propostas no Legislativo.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (22.mar.2025) para uma viagem ao Japão e Vietnã com uma comitiva de, ao menos, 17 congressistas, ministros, sindicalistas e outras autoridades.
Lula será recebido com honras de chefe de Estado pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako, tendo uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. O retorno está agendado para o dia 30 de março.
A viagem visa uma reaproximação com a cúpula do Congresso na 2ª metade do governo e facilitar propostas no Legislativo. A ministra da SRI, Gleisi Hoffmann, também esteve presente na posse, onde Lula expressou o desejo de menos distância entre os líderes.
Lula também convida os presidentes das principais centrais sindicais do país, repetindo gesto de sua visita à China em 2023 para recuperar sua popularidade com propostas como:
- Ampliação do empréstimo consignado.
- Isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês.
- Liberação de recursos do FGTS.
Além da comitiva política, 47 assessores e funcionários do Executivo também acompanharão a viagem.
Um dos focos da viagem é avançar nas negociações para abrir o mercado japonês às carnes bovinas brasileiras, com expectativa de uma missão sanitária japonesa no Brasil em breve.
Cerca de 100 empresários brasileiros participarão do Fórum Brasil-Japão em Tóquio, no dia 26.mar.2025, organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Na comitiva, estarão os empresários Joesley e Wesley Batista, da JBS, e executivos da Embraer, que teve um recente anúncio de encomenda pela companhia aérea japonesa ANA.
O Japão é o 3º maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, com uma corrente comercial de US$ 11 bilhões em 2024, representando uma queda de 6,3% em relação a 2023.