Lula liga para Cristina Kirchner e manifesta apoio após Supremo da Argentina confirmar condenação
Lula manifesta apoio à ex-presidente argentina após confirmação de condenação. Cristina Kirchner enfrenta dificuldades politicamente, com a impossibilidade de se candidatar a cargos públicos.
Presidente Lula manifesta solidariedade a Cristina Kirchner
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, nesta quarta-feira (11). A condenação de Cristina a seis anos de prisão por administração fraudulenta foi mantida pela Suprema Corte na véspera.
"Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil", escreveu Lula, elogiando a postura serena e determinada de Cristina diante da situação.
Cristina Kirchner, aliada de Lula, foi presidente da Argentina por dois mandatos (2007-2015) e vice-presidente de Alberto Fernández (2019-2023). Desde o início do governo de Javier Milei, não ocupa cargos públicos.
A ex-presidente foi condenada pelo Tribunal Criminal Federal nº 2 e teve seu recurso negado pelo Supremo, que confirmou a condenação. Além dos seis anos de prisão, ela agora está inabilitada politicamente, impedindo sua candidatura a uma vaga de deputada provincial em setembro.