Lula mantém vantagem e vence Bolsonaro, Tarcísio e outros 7 nomes no 2º turno, diz Genial/Quaest
Lula se mantém líder nas intenções de voto para 2026, com vantagens que variam de 7 a 19 pontos percentuais sobre diversos adversários. Pesquisa também revela queda nas intenções de votos de seus oponentes, incluindo Bolsonaro e Michelle.
Lula lidera cenários eleitorais para 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em 18 de setembro. O presidente mantém vantagem entre 7 e 19 pontos percentuais, dependendo do adversário.
Na pesquisa anterior, a diferença máxima era de 16 pontos. O desempenho de Lula é mais forte contra:
- Romeu Zema (Novo)
- Eduardo Leite (PSD)
- Ronaldo Caiado (União)
- Ratinho Jr (PSD)
- Eduardo Bolsonaro (PL)
Contra Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem uma vantagem de 15 pontos (47% x 32%).
No cenário contra Bolsonaro, Lula venceria com 47% contra 35%. Contra Tarcísio, tem 43% a 35%. Em sua primeira simulação contra Ciro Gomes (PDT), a diferença é a menor: 33% para Ciro e 40% para Lula.
A pesquisa mostrou que Lula se mantém com percentuais entre 40% e 47%, enquanto adversários como Bolsonaro e Michelle caem nas intenções de voto. Bolsonaro perdeu 7 pontos desde maio, e Michelle caiu de 39% para 32%.
A pesquisa ouviu 2004 brasileiros e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, com 95% de confiança.
Cenários do primeiro turno: Lula lidera em todos os cenários simulados, com percentuais entre 32% e 43%. As disputas mais apertadas são contra Tarcísio e Ciro.
Em pesquisa espontânea, Lula alcançou 18%, enquanto Bolsonaro tem 6% e Tarcísio 2%. A maioria, 59%, acredita que Lula não deveria se candidatar novamente.
76% dos entrevistados acham que Bolsonaro deve apoiar outro candidato, enquanto 19% acreditam que ele deveria manter sua candidatura. Se Bolsonaro não puder concorrer, Tarcísio é o preferido dos eleitores (15%), mas 28% preferem “nenhum desses”.