Lula pede para que forças de Israel parem de atacar palestinos
Lula pede cessar-fogo em Gaza e clama por paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente brasileiro critica os gastos militares e a escalada de conflitos, ressaltando a necessidade de emprego e dignidade para as pessoas.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta terça-feira (18.mar.2025) que as forças de Israel façam uma pausa na ofensiva contra os palestinos.
A declaração foi feita no mesmo dia em que o governo de Benjamin Netanyahu retomou os bombardeios na Faixa de Gaza após um cessar-fogo de dois meses.
Lula também apelou para que Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky promovam a paz no conflito entre seus países. Ele enfatizou: "O mundo não comporta mais guerra."
O discurso ocorreu durante uma visita a uma fábrica da Toyota em Sorocaba, SP. Antes, o vice-presidente Geraldo Alckmin havia defendido que "paz verdadeira é onde as pessoas têm emprego e vida digna."
Lula criticou ainda os gastos militares relacionados às guerras em Israel e na Ucrânia, descrevendo-os como uma "inversão de valores."
Quando se referiu ao comandante do exército israelense, Lula aparentemente aludia a Netanyahu, que justificou a continuação dos ataques como resposta à recusa do Hamas em liberar prisioneiros israelenses.