Lula pediu a Xi Jinping retomada das compras de frango brasileiro após gripe aviária
Lula busca retomar exportações de frango brasileiro à China após suspensão por caso de gripe aviária. Presidente chinês Xi Jinping promete avaliar a situação e buscar uma resolução para o tema.
Presidente Lula pede retorno das importações chinesas de frango brasileiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a Xi Jinping, presidente da China, que o país retome as compras de frango brasileiro. As exportações estão suspensas desde 16 de maio devido a um caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul.
Durante uma ligação na noite de 11 de setembro, Lula destacou o tema três vezes. Xi prometeu buscar uma solução. A conversação durou cerca de uma hora e abordou a parceria estratégica entre Brasil e China.
O Brasil quer retomar as exportações após recuperar o status de país livre da gripe aviária, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) desde o fim de junho. O protocolo entre os países exige a suspensão das certificações em casos de gripe.
O Ministério da Agricultura enviou um dossiê à Administração Geral de Alfândega da China (GACC) para autorizar o retorno das exportações. A GACC já solicitou informações adicionais sobre as medidas tomadas no Rio Grande do Sul para prevenir a gripe.
A China é o principal destino do frango brasileiro, representando 13% das exportações. Em 2024, o Brasil enviou 561 mil toneladas de carne de frango à China, gerando US$ 1,288 bilhão em vendas.
Em junho de 2023, Lula também pediu a liberação de embarques de carne bovina para a China, que foi desbloqueada após cerca de 20 dias.
*Com informações do Estadão Conteúdo