HOME FEEDBACK

Lula promete taxar produtos dos EUA caso recurso na OMC não resolva

Lula critica políticas protecionistas de Trump e defende sobretaxa em produtos dos EUA. O presidente brasileiro alerta sobre as consequências negativas da taxação para o comércio global e a inflação nos Estados Unidos.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu sobretaxar produtos dos EUA caso a OMC não resolva taxas adicionais impostos por Donald Trump sobre aço e alumínio brasileiros, na 4ª feira (26.mar.2025).

Lula declarou: “Trump taxou o aço brasileiro em 25%. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio e sobretaxar produtos norte-americanos.” Ele enfatizou a importância de aplicar a lei da reciprocidade.

O presidente brasileiro criticou a política de Trump, afirmando que resultará em inflação nos EUA e dificultará o livre comércio: “Esse protecionismo não ajuda nenhum país do mundo.”

Trump também anunciou na mesma data um decreto que aplica tarifas de 25% a carros importados, com previsão de arrecadar “mais de US$ 100 bilhões”. Ele defendeu que as tarifas servem para “cobrar dos países” prejudiciais aos EUA.

O governo americano começará com uma taxa de 2,5% a 25%, mas não especificou se a medida se aplica apenas a veículos montados ou também a peças automotivas.

Leia mais em poder360