HOME FEEDBACK

Lula publica sobre aniversário do golpe de 1964: “Nunca retroceder”

Lula refere-se à importância da democracia e dos direitos humanos ao comentar o golpe de 1964. Em anos recentes, o governo e as Forças Armadas optaram por não celebrar a data, focando em evitar tensões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em seu perfil no X sobre o aniversário do golpe cívico-militar de 1964, afirmando que não é possível um país mais justo fora da democracia. Em 2024, quando a data completou 60 anos, o governo ignorou a efeméride.

A ditadura durou 21 anos e terminou em março de 1985, com a posse de José Sarney. Lula ressaltou a importância da democracia e dos direitos humanos, clamando por defesa contra ameaças autoritárias.

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas também ignoraram o aniversário, sem eventos ou postagens sobre a data. Em 2023, sob o comando do general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o Exército não comemorou a data.

Ainda assim, o Clube Militar do Rio de Janeiro realizou um almoço em alusão aos 59 anos do movimento democrático. Em fevereiro de 2024, Lula declarou que estava mais preocupado com os atos de 8 de janeiro de 2023 do que com o golpe de 64.

Na véspera da efeméride, Lula cancelou um ato no Museu da República em homenagem aos perseguidos da ditadura, visando evitar tensões com os militares e minimizar a repercussão da data. O acordo para evitar comemorações foi uma estratégia para apaziguar as relações entre o governo e as Forças Armadas.

Leia mais em poder360