Lula quer mulheres mais contentes, diz nova ministra
Márcia Lopes destaca a intenção do governo de priorizar as necessidades das mulheres, em meio a uma queda no apoio ao presidente Lula entre o eleitorado feminino. A nova ministra enfatiza a importância do diálogo intersetorial para implementar políticas públicas eficazes.
Nova Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja ver a população feminina mais contente. A declaração foi feita em 2ª feira (5.mai.2025), em meio ao
declínio da avaliação positiva de Lula entre eleitoras.
Durante a entrevista, Lopes destacou que Lula quer ver as mulheres "respeitadas e acolhidas" em todo o Brasil. Ela falou após a demissão de Cida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres, que a acompanhava.
Lopes enfatizou a importância de diálogo intersetorial entre ministérios, mencionando conversas com ministros da Saúde e Trabalho. Ela também recomendou o contato com movimentos sociais e autoridades locais.
A nova ministra, filiada ao PT desde 1982, já foi ministra do Desenvolvimento Social em governo anterior de Lula. Ela possui experiência como assistente social e professora.
A avaliação do trabalho de Lula entre mulheres caiu de 45% em janeiro de 2023 para 21% em março de 2025, com 37% considerando-o ruim ou péssimo.
Lula enfrentou críticas por declarações consideradas machistas, como ao falar que colocou uma “mulher bonita” em cargo importante. Aliados, incluindo a ministra Gleisi Hoffmann, o defenderam.
A pesquisa feita pelo PoderData envolveu 2.500 entrevistas em 198 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais.