Lula quer reunir todos os empresários que exportam para os EUA
Lula se prepara para dialogar com empresários sobre as tarifas impostas pelos EUA, reforçando a importância de uma resposta unida do Brasil. O presidente critica a tentativa de interferência estrangeira e destaca a necessidade de respeitar o país nas negociações internacionais.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou convocação de uma reunião com empresários exportadores para os EUA, após a decisão de Donald Trump de taxar produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto.
Lula afirmou que fará "o possível" para buscar uma saída negociada e pediu que os empresários sejam "aliados" do governo.
Ele enfatizou a importância de mostrar que o Brasil deseja respeito no cenário internacional e não aceitará desaforamentos:
- "Essa é a hora da gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado”.
- "Se algum empresário acha que o governo deve ceder, não tem orgulho de ser brasileiro".
Lula mencionou que o Itamaraty avaliará a possibilidade de convocar a embaixadora brasileira em Washington, o que pode simbolizar um rompimento nas relações diplomáticas.
Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula disse que Trump estaria por trás de um plano de golpe de Estado: "Ele tentou preparar a minha morte e a de outras autoridades".