Lula reage a Trump, reafirma soberania do Brasil e cita lei de reciprocidade
Lula reafirma a soberania do Brasil e critica as tarifas impostas por Trump. O presidente ressalta que o processo judicial contra Bolsonaro é de competência exclusiva da Justiça brasileira e promete responder à medida unilateral dos EUA.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, respondeu à carta aberta de Donald Trump e à decisão de impor tarifas comerciais de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1 de agosto de 2025.
Lula afirmou que “o Brasil é um país soberano” e que o processo contra Jair Bolsonaro é de competência da Justiça brasileira, não aceitando ingerências externas.
Em sua postagem na plataforma X, Lula mencionou que o Brasil pode adotar medidas em resposta às tarifas, amparadas pela Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril. Ele classificou as tarifas unilaterais como uma ação inaceitável.
Sobre alegações de Trump, Lula afirmou que o suposto dívida dos EUA em relação ao Brasil é falsa, destacando um superávit norte-americano de US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos no comércio entre os países. No ano de 2025, de janeiro a maio, os EUA registraram um superávit de US$ 3,227 bilhões.
Lula também reiterou que, no Brasil, a liberdade de expressão não deve ser confundida com agressões ou violência, e todas as empresas estão sujeitas à legislação brasileira.
A postagem de Lula gerou cerca de 1,9 milhão de visualizações em uma hora após a publicação.
Na íntegra, Lula declarou que a soberania e o respeito ao povo brasileiro norteiam as relações do país com o mundo.
Leia também:
- Exportadores temem entrave no comércio com EUA e pedem retomada de negociações
- Tarifas de Trump derrubam o real em escalada de disputa com governo brasileiro