Lula rebaixa assessor que levou bronca pública há 2 meses
Lula realiza mudanças na equipe do Gabinete Pessoal da Presidência em meio a críticas sobre a comunicação da história política do Brasil. Valdomiro Luis de Sousa é demitido e substituído por Swedenberger Barbosa, que já teve cargos importantes no governo.
Demissão e nova nomeação no governo Lula
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu em 26 de março o chefe do Gabinete Adjunto de Gestão Interna, Valdomiro Luis de Sousa. No dia seguinte, ele foi nomeado como assessor.
Swedenberger Barbosa, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, ocupou o lugar de Valdomiro após sua saída. Vale lembrar que o ex-secretário foi demitido em 25 de fevereiro.
No dia 9 de janeiro, Lula havia se manifestado publicamente contra Valdomiro, criticando a disposição dos quadros dos presidentes no Palácio do Planalto. Ele pediu que as datas de posse e saída ao invés de nascimento e morte fossem registradas.
Lula destacou que é importante contar a história política: “Queremos saber em que período governou e como foram eleitas as pessoas”.
Swedenberger é um nome da cota pessoal de Lula, tendo sido assessor especial em 2006 e secretário-executivo da Casa Civil entre 2003 e 2005.